A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) alertaram a população para o risco de chuvas intensas nos próximos dias no estado.
A previsão é resultado da atuação de um canal de umidade que está sobre Minas Gerais.
As chuvas, previstas para os dias 4 e 5 de janeiro, podem provocar enxurradas e alagamentos, principalmente nas regiões Noroeste, Norte, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte.
O coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, orienta a população a ter cautela e evitar atravessar enxurradas ou áreas alagadas. “A força da água pode acabar te arrastando. A opção mais segura é esperar em um local seguro até que o caminho seja liberado, ou até mesmo mudar o trajeto”, alerta.
O tenente-coronel também ressalta que a ocorrência de chuvas por dias seguidos pode encharcar o solo, aumentando o risco de deslizamentos de terra. “Se você notar trincas ou rachaduras nas paredes, no piso ou no chão, chame a Defesa Civil por meio 199 para realizar uma vistoria, e saia da área afetada o mais rápido possível”, orienta.
Para receber os avisos meteorológicos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. A partir do cadastro, o usuário passa a receber todos os alertas pelo celular.
Além disso, no Instagram da Defesa Civil Estadual (@defesacivil_mg), está disponível o projeto Você Mais Seguro, onde os seguidores têm acesso a dicas de segurança para temas específicos, como alagamentos, enxurradas, vendavais e raios.