A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou nesta quarta-feira (31/1) as novas instalações de sua unidade em Lavras. A nova sede, localizada no 2º andar da Rua Kennedy dos Santos, nº 40, no Bairro Jardim Bela Vista, oferece atendimento nas áreas de família e criminal a moradores de Lavras, Ijaci, Luminárias e Ribeirão Vermelho.
O diferencial da unidade está na circulação e espaço para atendimentos, tendo passado por reformas na parte elétrica e na acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. A sede conta com elevador, recepção ampla com ar-condicionado e ambientes bem arejados, além de guichê de atendimento rápido, 4 salas de defensores, 2 salas de conciliação, 1 sala de reunião, 1 cômodo de arquivo, 1 cômodo de depósito, banheiros para os funcionários da DPMG, copa e banheiro misto para o público.
Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral Raquel de Souza da Costa Dias falou sobre a importância de uma boa equipe para a expansão institucional, fazendo com que a Defensoria Pública esteja cada vez mais presente e forte na vida das cidadãs e cidadãos de Minas.
“Fico feliz de acompanhar a evolução da Defensoria Pública em Lavras. De uma sala dentro do Fórum até conseguirmos chegar a esta unidade estruturada, que garante dignidade a quem muitas vezes é privado dela fora daqui”, disse Raquel da Costa Dias.
Em sua fala, o coordenador da Regional Circuito das Águas, defensor público Márcio Salgado, destacou que o melhor aparelhamento das unidades do interior fortalece a Instituição, ampliando o acesso da população aos serviços oferecidos. “Agradeço a todos os setores da DPMG que não mediram esforços para a conquista desse novo ambiente tão especial e tão distinto. Com essa nova sede, a Unidade de Lavras será mais capaz de atender às necessidades jurídicas da população, garantindo um ambiente mais acolhedor e melhores condições de trabalho”, pontuou.
A coordenadora local da Defensoria Pública em Lavras, defensora pública Amanda de Paula Andrade, afirmou ser um motivo de orgulho institucional oferecer uma unidade ampla, confortável e mais bem localizada, próximo ao Fórum, ao Ministério Público e à unidade prisional, com maior capacidade de atendimento às cidadãs e cidadãos e de alocação de projetos da Defensoria, além de possuir acessibilidade integral. “Sabemos dos diversos desafios enfrentados diariamente por nossas assistidas e assistidos, principalmente as pessoas com deficiência”.
A nova instalação dá continuidade à política institucional de oferecer unidades mais bem estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento às assistidas e assistidos da DPMG, proporcionando maior conforto a assistidos e funcionários.
*com informações da Ascom DPMG