Lavras é uma das mais de 300 cidades mineiras que estão sob alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira (2 de janeiro). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é válido até a manhã deste sábado (3 de janeiro).
Conforme o órgão, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.A recomendação é que as pessoas evitem circular em áreas alagadas e que fiquem atentas às condições climáticas.
Recomendações da Defesa Civil em caso de granizo:
Escolha um local seguro para se abrigar da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo;
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
Tenha cuidado com construções mal acabadas ou construídas. Procure abrigar-se em locais seguros resistentes a fortes ventos, onde não há riscos de destelhamentos;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.
Em caso de emergência:
Durante o horário comercial as pessoas devem ligar para a Defesa Civil através do telefone 199 e (35) 3694-4064. O cidadão também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193, Samu pelo 192 ou 190 para a Polícia Militar.
Para quem quiser receber alertas da Defesa Civil por SMS é só enviar seu CEP (sem hífen e sem espaço) para o número 40199.