O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras oficializou, em uma cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (30) tombamento do conjunto arquitetônico do Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A solenidade contou com a presença ilustre de representantes do Governo Municipal, do Conselho do Patrimônio Cultural de Lavras, membros da comunidade universitária e destacados representantes da sociedade civil.
O decreto nº 17.497, assinado pela prefeita Jussara Menicucci em janeiro de 2024, reconhece o valor histórico, cultural e artístico do campus, que abriga preciosas memórias da cidade e da própria instituição. A partir de agora, o Campus Histórico da UFLA estará sob proteção especial, com medidas rigorosas de preservação e conservação, visando garantir sua integridade para as futuras gerações.
Para a Superintendente de Cultura de Lavras e Secretária Executiva do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras, Lucinda Nunes, o tombamento transcende a mera proteção de um bem material.
"Aqui, no campus histórico da UFLA, encontramos os prédios e edificações que contam a rica história do município e os primeiros passos da Universidade. Esse espaço possui uma importância inestimável tanto para Lavras quanto para a própria UFLA", enfatiza Lucinda.
O reconhecimento do Campus Histórico da UFLA como patrimônio cultural de Lavras representa um marco significativo para a comunidade. Além de preservar um tesouro arquitetônico, essa medida fortalece a identidade cultural da cidade e promove o turismo local. Lavras, com seu campus histórico agora oficialmente protegido, está pronta para receber visitantes e compartilhar sua história única com o mundo.