A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) emitiram um alerta à população sobre a disseminação de informações falsas relacionadas à Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Desde o início deste ano, mais de 400 mil unidades da CIN foram emitidas em todo o estado, através dos Postos de Identificação e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
De acordo com a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, a delegada Danielle Aguiar, circulam informações inverídicas de que a gratuidade para emissão da primeira via da CIN estaria garantida apenas até o ano de 2024. No entanto, a delegada esclarece que a primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer momento, sem necessidade de urgência. Além disso, o modelo anterior da carteira de identidade continuará válido até 23 de fevereiro de 2032.
A diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, ressalta que a criação e compartilhamento de notícias falsas como essa não apenas estão sujeitos à responsabilização penal, mas também causam enorme prejuízo ao serviço público.
Para obter informações oficiais sobre a CIN, os cidadãos devem consultar os sites da PCMG , da Seplag-MG ) e o Portal MG . A emissão do documento pode ser realizada nos postos do Instituto de Identificação em Minas Gerais e nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
Adriana Monteiro destaca: “São liberadas 5,8 mil vagas diariamente para emissão das carteiras de identidade nas UAIs, e estamos trabalhando em conjunto com a PCMG para garantir o acesso de todos os cidadãos a esse importante serviço”.