Lavras 175 anos - Aniversário sem festa

A cidade de Lavras completa nesta sexta-feira(13), 175 anos de emancipação político-administrativa sem nenhum grande evento comemorativo para marcar a data. Neste ano a “comemoração” do aniversário da cidade, nesta sexta-feira, se resumirá a uma solenidade cívica, ás 8 da manhã, com hasteamento de bandeiras na praça Leonardo Venerando, seguida de apresentação das bandas Euterpe Operária e Banda do Oitavo Batalhão.

Artistas da cidade ouvidos por O Lavrense, reclamam da falta de emprenho da administração municipal no sentido de aproveitar ocasiões como o aniversário da cidade, para valorizar as atividades culturais no município. “Todo ano é a mesma coisa, o aniversário da cidade é marcado por esse marasmo. Em outras cidades, as prefeituras contratam quem trabalha com cultura para projetos de inclusão social em bairros, associações e sindicatos, mas em Lavras nem no aniversário da cidade isso acontece, é uma vergonha“ diz o músico Antonio Dialuce .

Sem gestão profissional

Enquanto em Lavras a gestão da cultura deixa muita a desejar, na maior parte das cidades mineiras do mesmo porte as prefeituras estão apostando na profissionalização do gerenciamento como forma de otimizar eventos, firmar parcerias, descentralizar a cultura para os bairros periféricos e, sobretudo, valorizar quem trabalha com a cultura nos municípios. Lavras, por enquanto, anda na contra-mão desta realidade.

O jornal "O Estado de São Paulo" publicou ampla matéria na capa do Caderno Negócios, edição de ontem, onde a cultura é tratada como um business a ser explorado pelos municípios. O jornal mostrou que lidar com cultura não é mais um privilégio de artistas e curadores. Hoje, a profissionalização na gestão de museus, institutos e fundações culturais têm permitido a entrada de profissionais das mais variadas áreas nesse mercado, muitos dos quais lidam com as questões comuns a qualquer empresa, como captação de recursos, administração estratégica e liderança.

12/10/06

Postar um comentário

  1. Concordo em gênero e grau, pois lavras têm andando na contramão em praticamente tudo relacionado com a administração pública. O certo para iniciar o trabalho de capacitação profissional do servidor público seria investir em primeiro plano em um planejamento estratégico de toda a máquina publica, remontando todo o organograma da casa. Em um segundo passo, aplicar cursos específicos para cada setor formando ou reciclando profissionais. Eu já administrei uma secretaria de grande porte (semedes) em São Leopoldo - RS) E durante o tempo que lá estive tomei algumas medidas para melhorar o funcionamento da casa juntamente com o apoio do secretario, como: Planejamento estratégico com cursos de capacitação, tirei o livro ponto e implantei o ponto de coleta digital, evitando fraude no ponto e melhor uso da informática. Parece pouco, mas isto mudou muito o comportamento do funcionário e causou impacto positivo no publico atendido nesta secretaria. Outros setores fizeram o mesmo e mudaram radicalmente o comportamento profissionalizando o serviço público.
    Lavra está parada no tempo com este sistema familiar de gestão pública, de favores, amizade... O famoso toma lá da cá! Isto precisa ser erradicado do cenário político lavrense e formar um governo capacitado e voltado para o que interessa: O POVO!

    NÃO VEJO A HORA DISTO ACONTECER E SE DEPENDER DE MIM IREI ACELERAR ESTE PROCESSO.

    CESAR MORI JUNIOR

    ResponderExcluir
  2. Ler essa matéria triste e vergonhosa me faz refletir ainda mais sobre as pessoas que nós escolhemos para governar nossas vidas, nosso destino. Eu me entristeço pelo fato de minha cidade não mais significar tanto para seus governantes ao ponto de ser levada ao esquecimento profundo. Esquecimento quando olhamos suas ruas esburacadas, suas calçadas maltratadas, muitos pontos de iluminação que faltam e que mesmo reclamando não achamos meio de ter a luz que precisamos. As avenidas que faltam, as praças que poderiam estar hoje dando alegria a muitos no lugar das drogas. As atividades culturais constantes e não apenas mantenedoras de uma gestão política. Atividades socioeconômicas, fiscalização mais presente, política de segurança renovada, seguindo modelos de outras cidades brasileiras que estão dando certo. Há tempo para devolver a nossa cidade tudo que lhe está sendo roubado por dinastias políticas, o continuísmo dos clãs familiares que comandam esta cidade à décadas. Precisamos meus cidadãos lavrenses que pensam como eu... Acordar dessa impotência na qual nos encontramos e mudar o destino, mudar nosso amanha!
    PARA A ATUAL ADMINSTRAÇÃO SO RESTA O DESPREZO E O ANSEIO PARA O QUE O POVO ACORDE EM TEMPO DE MUDAR O SEU VOTO E PROVAR QUE NÃO É BURRO, QUE CANSOU DE SER MANIPULADO POR CORRUPTOS E IGNORANTES POLITICOS QUE DESEJAM APENAS ENGRANDECER O SEU PRÓPRIO NOME.
    Salve minha lavras querida!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال