CANIL MUNICIPAL COMPLETA UM ANO E ABANDONO DE ANIMAIS AUMENTA

Nos últimos meses houve aumento no número de pessoas que reclamam da falta de ação da Prefeitura, no que diz respeito ao recolhimento daqueles animais que vivem pelas ruas, especialmente dos cães machucados, doentes e abandonados.

O Canil Municipal(foto), que funciona no km 47 da rodovia BR265, próximo à entrada da Serrinha, completou no último dia 11, um ano de funcionamento. No canil os animais recebem tratamento, alimentação, vacinação e cuidados veterinários. Após serem recuperados, os animais são disponibilizados para a adoção.

O canil passa por várias dificuldades. O excesso de abandono é um deles. Ao contrário do que muita gente pensa, o canil não é um “depósito” para cães, gatos e outros animais.

Abandono e maus tratos a animais é crime, muita gente não sabe que abandonando o seu animal na rua está cometendo um crime, previsto na lei 9.605/98, artigo 32”, alerta Viviane de Paula Santos, vice-presidente da Sociedade Protetora dos Animais.

Embora possa abrigar dezenas de animais, a capacidade do local está chegando ao limite também por conta do número de cães de grande porte, que precisam ser mantidos em canis individuais, pois não podem se misturar com os demais por questão de segurança.

As Pessoas interessadas podem colaborar com o funcionamento do canil doando ração, remédios e produtos de limpeza. As denúncias sobre abandono de animais em Lavras podem ser feitas diretamente à PM pelo telefone 190 ou a Sociedade Protetora dos Animais através do número 9802 15 07.

Postar um comentário

  1. É um absurdo isso que esta acontecendo na cidade, animais sendo abandonados por ai como se fossem qualquer coisa inutil, mas inutil mesmo é seu dono pois não sendo capaz de cuidar de um animal como pode cuidar de si mesmo ou de uma familia...fico triste com isso pois se pagamos muitos imposto e a prefeitura naõ tem competência para resolver o problema.

    Raul Clemente

    ResponderExcluir
  2. O que dizer do abandono? Todos os cães (todos os animais de estimação) deveriam ter chip para identificar os donos e punilos pelo abandono. Mas como a maldade se supera com certeza... tem ignorantes e malvados que poderiam retirar o chip sem pensar na saúde do animal ou na dor que podem sentir. Só Deus mesmo, nisso eu acredito, cada um colhe oque planta.

    Milena Monteiro dos Santos

    ResponderExcluir
  3. O problema é que quando o cão (gato) é filhote é muito fofo. Mas depois de adulto criam certa aversão pelo animal. Eu não gosto de cães. Prefiro gatos, mas nunca abandonei meus animais. Isto de abandonar animais são atitudes de pessoas descomedidas e irracionais.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o animal irracional eh o ser humano.
    Aqui no USA isso da cadeia e uma multa bem pesada...eta Brasi!!!! Nao mudou naaaada!!!!

    Carmono Rodrigues- USA

    ResponderExcluir
  5. otetora de animais de minha cidade reclama muito pelos cães .briga com prefeito e está proibida de ir ao canil...podem proibí-la?é uma protetora de animais de verdade..bj..jeanne jeane_ster@hotmail.com..........me responda por favor

    ResponderExcluir
  6. Estou precisando adotar ou comprar um cão da raça
    Bassê(cofap).
    8856-4552
    Vicente

    ResponderExcluir
  7. preciso de um cachorro filhote raça pastor alemão se tiver por favor entre em contato tel:88239154 ou 98367756 rua emilson inacio de jesus 131 campestre 1 carlo daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho e estou doando ele e manso e tem 4 messes

      Excluir
  8. Milene Carvalho26/11/11 12:01

    Bom Dia , tenho um amigo, que achou um filhote abandonado próximo ao Hotel Pinguim. Gostariamos de achar um lar para ele , pois ele nem nós amigos temos condições de ficar com ele. Por isso gostaria de saber, qual é o endreço de vocês, para que possamos encaminhá-lo para os devidos cuidados e futuramente ele seja encaminhado para a adoção.
    agradeço desde de já

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho dois filhotes de vira lata e gostaria de deixa-los para doaçao, adotei a mae deles, mas nao tenho condiçoes pra ficar com todos eles. como eu faço pra achar o canil?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/9/13 10:32

    É realmente terrível esse problema aqui em Lavras, putz, caso sério !
    Descaso do poder público, pessoas sem o mínimo de sensibilidade e princípios de cidadania;
    eu que amo os animais sofro demais com isso, a cada 10 metros que se anda, encontra-se um pelo menos ......
    Acorda Lavras ! seu universo, seu infinito particular como já diria Marisa Monte não é tão somente acadêmico !
    Ao lado de cima da minha casa, tem um cãozinho que fica trancado num depósito e já terei que reclamar e comprar briga com o dono se preciso for ....
    é igual filho, se não tem condições, não tenha, simples assim .....
    é revoltante essa situação !
    depois os FDP* que ignoram essa questão reclamam dos sacos de lixo pelas ruas afora, mas é claro, se eu estivesse abandonado na rua faria isso também, tocava o terror da sujeira !
    Nós aqui que nos manifestamos democraticamente, procuremos fazer alguma coisa, claro, dentro das possibilidades de cada um, a sua maneira, dando um pouquinho d'agua, uma comida, enfim ..... denunciando .....
    onde a gente vai parar nessa cidade universitária ??

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال