PROBLEMA DOS CÃES VADIOS NAS RUAS DE LAVRAS CONTINUA SEM SOLUÇÃO

Mesmo contando com o canil municipal de Lavras está sofrendo com o excesso de cachorros nas ruas da cidade. O problema atinge principalmente os bairros da periferia, provocando reclamações por parte de moradores. No ano passado a Prefeitura de Lavras havia anunciado um convênio com a UFLA - Universidade Federal de Lavras, através da Faculdade de Medicina Veterinária, visando o recolhimento dos cães que vagam pela região central da cidade, muitos dos quais acometidos de doenças como sarna e feridas,alem de oferecerem a possibilidade de propagação da leishmaniose. 

O problema não atinge apenas a região central da cidade. Nos bairros a população também reclama dos latidos à noite e lixo espalhados pela manhã. Os moradores de áreas periféricas são os que mais sofrem com o problema. A equipe de O Lavrense percorreu alguns pontos, mas foi nos bairros Jardim Glória, Nova Lavras, São Vicente e Vila São Francisco que encontrou um número mais expressivo de cães abandonados, cerca de sete, andando em bando. De acordo com Ednaldo Silvestre, que mora na Vila Murad, o número de animais abandonados está aumentando. "Alguns ficam agressivos e chegam a atacar os pedestres",contou. - Achamos até que tem pessoas de outros bairros que abandonam os cachorros aqui. É uma concentração muito grande e atrapalha muito - contou outro morador, que pediu para não ser identificado. No bairro Vila Alzira, a moradora Doralice de Souza, 35 anos, contou que o incômodo é maior durante a noite. “De dia vemos muitos cachorros por todas as ruas, mas de noite eles se juntam e ficam andando pelo bairro latindo demais. Isso acaba agitando os cachorros que ficam dentro de casa e ninguém dorme com tanto latido”, alegou a dona de casa. 

O Canil Municipal, que funciona no km 47 da rodovia BR265, próximo à entrada da Serrinha, completou no último dia 11, dois ano de funcionamento. O canil passa por várias dificuldades. O excesso de abandono é um deles. E ,ao contrário do que muita gente pensa, o canil não é um “depósito” para cães, gatos e outros animais. É sempre bom lembrar que abandono e maus tratos a animais é crime, muita gente não sabe que abandonando o seu animal na rua está cometendo um crime, previsto na lei 9.605/98, artigo 32.
O que diz a lei

Lei Federal nº 9.605/98 - Artigo 32 "É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa. 

  • Parágrafo 1° - Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. 

  • Parágrafo 2° - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)".

Postar um comentário

  1. Moro aqui nos Estados Unidos (USA) e os animais aqui sao muito respeitados em partes de domesticos...se voce comete qualquer delito a eles, e' cadeia na certa....Mas tem o outro lado da moeda!!! Aqui se e' permitido cacar e matar animais selvagens.
    Vai entender estes americanos!!!
    Abracos a toda Lavras!!!!
    Carmono Rodrigues!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال