Nesta semana, uma equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou uma visita estratégica à Universidade Federal de Lavras (UFLA) para avaliar o andamento das obras do Hospital da instituição.
A visita marca mais um importante passo para a concretização desse projeto que promete impactar positivamente a saúde na região.
O objetivo da visita foi duplo: primeiro, a equipe da Ebserh buscava um conhecimento mais próximo da situação das obras, da realidade sanitária local e da integração com os cursos de graduação da UFLA. Em segundo lugar, eles planejam apresentar uma proposta de revisão do plano assistencial e criar o planejamento da nova unidade hospitalar.
Rodrigo Alves Torres Oliveira, assessor da presidência da Ebserh, afirmou que os objetivos da visita foram alcançados com sucesso.
"Viemos com a missão de ter um conhecimento mais próximo da situação da obra, da realidade sanitária do local e do cenário dos cursos de graduação envolvidos, para, assim, apresentarmos uma proposta de revisão do plano assistencial e construção do planejamento dessa nova unidade. Depois encaminharemos o parecer para apreciação do ministro da Educação. Dentro de pouco tempo teremos um retorno para a comunidade acadêmica e a comunidade de Lavras e região. Mas saímos muito animados e felizes com toda a estrutura e o compromisso que encontramos", avaliou Rodrigo Oliveira.
A equipe da Ebserh também teve a oportunidade de inspecionar as instalações do hospital, que estão praticamente concluídas. O arquiteto Diego da Costa Cardoso, consultor de projetos na Ebserh, elogiou o progresso da obra e a dedicação da equipe de engenharia da UFLA em cumprir o cronograma estabelecido.
A visita incluiu reuniões com as equipes da UFLA, da Faculdade Ciências da Saúde (FCS) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) para troca de informações e alinhamento das diretrizes da Ebserh. Também houve encontros com representantes da prefeitura de Lavras, incluindo a prefeita Jussara Menicucci, para discutir as principais demandas identificadas pelo município na assistência à saúde, a fim de orientar o plano assistencial do Hospital da UFLA.
No segundo dia da programação, Thais Britto, coordenadora de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Varginha, compartilhou as dinâmicas de atendimento na macrorregião, destacando áreas que precisam de atenção especial. A visita às instalações do Departamento de Medicina (DME/UFLA) encerrou o encontro.
O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que liderou toda a programação, enfatizou a importância desse avanço para a Universidade e para a região. Ele destacou que o Hospital se torna uma realidade após anos de esforços e negociações.
Além disso, a equipe da Ebserh contou com a presença da professora Alzira de Oliveira Jorge, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diretora geral do Hospital Risoleta Tolentino Neves e consultora da Superintendência da Ebserh. Os representantes da Ebserh elaborarão um relatório nos próximos 30 dias, considerando todas as informações levantadas durante a visita. Há a perspectiva de ampliação do número de leitos e inclusão de novas especialidades de atendimento.
Sobre o Hospital Universitário da UFLA
Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o SUS. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi concluída, com 7 mil m2 de área construída.
Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o HU-UFLA será campo de prática para a formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas. Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras.
O projeto inicial, que já foi concluído, previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa configuração não atendia ao escopo da Ebserh, o que exigiu alterações no planejamento, tanto para atender a essas exigências quanto para adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras.
Em junho de 2022 foi anunciado que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à Ebserh, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. A partir de então, negociações têm sido feitas para alinhamento das adaptações necessárias para que a estrutura possa atender aos quesitos da empresa. Com a inclusão do Hospital no PAC, e as diretrizes da nova gestão da Ebserh definidas, a expectativa é de que em 2025 o Hospital possa iniciar seu funcionamento.
*com informações da Ascom UFLA