Lavras sediou Workshop sobre segurança de barragens

Lavras sediou Workshop sobre segurança de barragens

A Aliança Energia, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) promoveram um workshop de 19 a 21 de setembro, em Lavras. O evento contou com a participação de agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Comitê de Bacias, representantes da SEDEC, das Defesas Civis dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e de 6 municípios do entorno da Usina Hidrelétrica de Funil (UHE Funil).

O objetivo foi aprofundar os conhecimentos e aprimorar a capacidade de resposta em emergências relacionadas à segurança de barragens. A programação contou com palestras e a realização de exercícios práticos específicos, voltados à estruturação e integração do Plano de Ação de Emergência (PAE) e do Plano de Contingência Municipal (PLANCON). A dinâmica das atividades foi planejada para proporcionar um aprendizado completo e eficaz.

“O workshop é muito importante para o desenvolvimento das capacidades dos órgãos de proteção e defesa civil envolvidos com esse processo de implantação do PAE para elaborar os planos de contingência municipais relacionados ao risco da barragem e está previsto em lei. O evento foi muito produtivo com palestras, exercícios práticos e intercâmbio de experiências de diversos profissionais. Essa capacitação é uma cooperação técnica entre SEDEC, CBDB e os empreendedores de barragens, gerando ganhos a todos”, enfatiza Rafael Machado, coordenador de estudos integrados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.


Lavras sediou Workshop sobre segurança de barragens

De acordo com o presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, José Bernardino Botelho, hoje, a segurança de barragens é uma preocupação nacional e é crucial informar aqueles que não estão familiarizados com o assunto. 

“O workshop permitiu à comunidade compreender os processos por trás da geração de energia elétrica e mineração, e destacou a preparação das equipes que gerenciam essas usinas. Graças à instrumentação nas barragens, essas equipes monitoram em tempo real e respondem rapidamente a qualquer anomalia, garantindo a segurança”.


Durante o workshop, foram abordados temas importantes relacionados à segurança de barragens, como a contextualização da Usina Hidrelétrica de Funil (UHE Funil), estudo de cenários e mapa de inundação, identificação de rotas de fuga e pontos de encontro em caso de emergência, sistemas de alerta e monitoramento, introdução ao PLANCON, formação de grupos de trabalho e ações de contingência.

Além das palestras e exercícios práticos, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Funil.

Segundo Frederick Nunes, gerente de Riscos e Compliance da Aliança Energia, o evento representou um passo significativo no fortalecimento da parceria entre empreendedor e órgãos de proteção e defesa civil, além de contribuir com a capacidade de atuação das Defesas Civis municipais, fortalecendo uma cultura de segurança e prevenção de emergências. “A Aliança Energia reafirma seu compromisso com a segurança e a integridade das comunidades nas áreas onde opera e está empenhada em promover ações e eventos que contribuam com esse propósito”, conclui.


Fonte: Ascom UHE Funil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال