Usina de Funil realiza treinamento de evacuação em Ribeirão Vermelho e Lavras

Usina de Funil realiza treinamento de evacuação em Ribeirão Vermelho e Lavras

A Usina Hidrelétrica de Funil está se preparando para realizar mais um simulado de evacuação como parte de suas medidas contínuas de prevenção previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE).

O exercício será realizado no sábado, dia 28 de outubro, às 15h, e tem como objetivo capacitar a população de Ribeirão Vermelho e Lavras, que vivem às margens da Bacia do Rio Grande para atuação em caso de emergências.

De acordo com o coordenador da usina Hidrelétrica do Funil, Willian Rosa, é fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro para a construção permanente de uma cultura de segurança. “A participação nesse exercício preventivo e educativo, que deve durar cerca de uma hora, vai nos ajudar a melhorar nossos processos de gestão de emergência, deixando nossa comunidade e os órgãos envolvidos cada vez mais preparados para uma eventual emergência”, destaca.

Ainda segundo o coordenador, a barragem da Usina segue estável e segura e esse exercício simulado faz parte de uma rotina preventiva de orientação da comunidade, mesmo para usinas em condições normais de segurança, em cumprimento à legislação vigente.

Além desse simulado preventivo para capacitação da população, a Aliança realiza testes mensais das sirenes, sempre na primeira quarta-feira do mês, que visam certificar que as sirenes instaladas nas estações remotas estão recebendo adequadamente o comando de acionamento.


Dinâmica


A atividade será promovida pelo Grupo de Trabalho formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (COMPDECs) de Lavras e Ribeirão Vermelho, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Aliança Energia. Cerca de 100 profissionais serão mobilizados para a ação.


Sobre o PAE


Em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragem, foi elaborado pela Aliança Energia o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Funil, documento que define as estratégias de resposta para cenários de emergência em barragens. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada e saiba se orientar de maneira eficaz no caso de alguma intercorrência. Desde 2019, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de emergência.


Sobre a Usina de Funil


A Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, popularmente conhecida como Usina de Funil, foi inaugurada em 10 de dezembro de 2002 e desde março de 2015 faz parte do portfólio de usinas próprias da Aliança Energia.

Localizada na Bacia do Rio Grande, na região Sul de Minas Gerais, entre os municípios de Perdões e Lavras, tem potência instalada de 180MW com 84,6 MW de energia média assegurada em operação, energia suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 685 mil habitantes. 


Fonte: Ascom UHE Funil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال